Blog

EQUILÍBRIO DOS CHAKRAS COM FLORAIS DA DEUSA.

Artigo detalhado sobre os chakras. O que são e onde se encontram; o que controlam e quais órgãos e glândulas regidas por cada um. Como se desarmonizam. Sinais emocionais e físicos. Qual o tratamento…

Banner-Chakras

Para entender melhor esta linha dos Bálsamos para Tratamento dos Chakras, vamos compartilhar algumas informações bem básicas sobre os CHAKRAS.

 

Os chakras são as portas ou portais de entrada e saída de energia do nosso corpo. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”, pois os chakras têm esta aparência – rodas girantes trocando energia com o meio ambiente físico e espiritual.

Eles são “centros de força”, isto é, centros energéticos do nosso corpo que funcionam como portais de energia fazendo a captação, contenção e distribuição desta energia para todos os corpos que compõem a aura. São verdadeiros vórtices por onde os dinâmicos campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao físico. De certa forma, eles parecem atuar como transformadores de energia, reduzindo sua forma e freqüência para adequá-la ao nível de energia imediatamente inferior. Os chakras estão localizados no duplo etérico, mas fisicamente sua localização corresponde a pontos ao longo da espinha dorsal até a cabeça. Quando um destes importantes portais se desequilibra ou obstrui e deixa de captar e trocar energia, se criam “bolsões” de energia morta que, quando não re-equilibradas, levam a doenças físicas, transtornos emocionais e psíquicos diversos. São três suas funções básicas: vitalizar cada corpo áurico e, assim, o corpo físico; provocar o desenvolvimento de diferentes aspectos da autoconsciência; transmitir energia entre os níveis áuricos. Os chakras são elementos de ligação entre os órgãos, as glândula, os centros nervosos do corpo e as forças vitais que animam o corpo físico. A localização dos sete principais chakras corresponde aos principais plexos nervosos e glândulas endócrinas do corpo físico. Os chakras, por sua vez, estão ligados uns aos outros e a determinadas partes da estrutura físico-celular através de canais energéticos sutis conhecidos como “nádis”. Os nádis são constituídos por delgados filamentos de matéria energética sutil. Diferente dos meridianos, os nádis representam uma extensa rede de energias fluídas que se compara, em abundância, aos nervos do corpo.

Segundo Barbara Ann Brennan, em seu livro Mãos de Luz, nós temos sete principais chakras, cada qual correspondendo a um dos sete corpos, 21 chakras menores e 360 outros minúsculos pontos distribuídos por todo o corpo. Porém, de modo geral, se os sete chakras principais estão saudáveis e trocando energia, todo o corpo físico e sutil está nutrido, porque estas são as “portas principais” da “casa” que é o corpo físico.

São eles:

 

Vamos falar mais deles adiante.

Woman Sitting with a Bored Expression

O QUE DESARMONIZA OS CHAKRAS?

Basicamente, os desafios da vida física. Porém, o que mais desarmoniza nossos chakras são nossos próprios padrões de pensamento negativos e desempoderadores. Tem um teste de radiestesia muito simples, que pode ser feito com varetas ou pêndulo: você pede para a pessoa ter pensamentos negativos, que envolvem especialmente medo, raiva ou tristeza e mede os chakras – eles estarão todos “desligados”! Depois peça a pessoa para pensar em todas as coisas boas que tem na sua vida – seus melhores “recursos” e imediatamente os chakras começaram a rodar em sentido horário, demonstrando sua abertura para captar energia.

É freqüente também que um chakra específico esteja sempre desarmonizado, mesmo que receba constantes tratamentos, logo ele volta ao padrão costumeiro de estar fechado, perdendo energia ou evitando interações com o meio ambiente. Nestes casos, é comum que a pessoa já tenha desenvolvido alguma doença em um dos órgãos ou partes de seu corpo regidas/nutridas por aquele chakra. Isso acontece porque este chakra em especial traz o principal aprendizado ou guarda os efeitos dos traumas principais que ela traz de outras vidas e que busca resolução nesta. Por isso, se o terapeuta se aprofundar, vai ver que as especificações daquele chakra simplesmente são as questões principais de dificuldade/aprendizado de vida daquela pessoa. Por isso os bálsamos de tratamento de cada chakra são tão importantes – eles vão tratar, amplamente, as questões que estão adjacentes aos sintomas físicos e emocionais que se apresentam. Ao ajudar o chakra a relembrar seu funcionamento harmonioso, um “tijolo” extremamente importante é colocado na “construção” do processo de cura. Para esta ação mais profunda, recomendamos o uso de 6 a 9 meses, ou ainda mais se a pessoa continuar sentindo “ânsia” pelo Bálsamo quando o cheira.

 

UMA PODEROSA FORMA DE TRATAR OS CHAKRAS

Os Bálsamos de Tratamento foram desenvolvidos para equilibrar e curar estes Centros de Força. Todos os bálsamos foram desenvolvidos com a união do floral + óleos essenciais (aromaterapia). Porém, o veículo principal de harmonização é feito pela essência floral – uma fórmula composta que leva em si a exata vibração daquele chakra quando está em harmonia e, assim, por ressonância, “re-lembrando” o chakra desequilibrado como é sua natureza intrínseca.

Nos Florais da Deusa seu uso demonstrou ser uma ferramenta poderosa na resolução de problemas do momento ou padrões mais profundos. Para entender melhor como usá-los, vamos ver chakra a chakra.

Compre aqui

 

BÁLSAMO PARA OS  7 CHAKRAS

É o “coringa”. Como um floral Pronto Socorro, ele leva os chakras a um pronto re-equilíbrio. É excelente em momentos de baixa de energia, desequilíbrios diversos, doença física, emocional e psíquica. Como o bom funcionamento dos chakras é tão importante, este Bálsamo deveria ser usado por todas as pessoas pela manhã e à noite, ou sempre que sentirem necessidade, como uma forma de prevenir e cuidar de sua saúde física e energética. Já que a doença física se manifesta após já ter se manifestado nos corpos sutis, é importante manter o fluxo vital de energia, pois isso é certeza de menos doenças e recuperações mais rápidas e fáceis quando elas se apresentam.

Excelente para processos desafiantes de cura: pré e pós cirúrgicos, quimio e radioterapia, enfim, tudo o que pede do corpo físico um processo de restauração natural – este fica profundamente mais facilitado se as 7 portas principais de entrada de energia estão abertas e ativas.
Formas de uso: 2 a 8x ao dia, em sentido horário (circular em direção ao braço esquerda) em cada chakra.

 

BÁLSAMOS DE TRATAMENTO PARA OS CHAKRAS

aura2

1) CHAKRA RAIZ | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: ajuda a ver que o medo não é real, é uma criação da mente. Trabalha a confiança em si mesmo e no mundo. Além disso, ajuda a pessoa a “aterrar”, quando é ou está muito etérea e com dificuldades de lidar com os desafios da matéria. Conexão com a parte inferior do corpo, sexualidade e necessidades do corpo físico. Vitalidade, inocência, confiança. Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sânscrito de Muladhara Chakra (“raiz, base”), é também conhecido por Chakra Básico, é bloqueado pelo medo de não sobreviver, pois está relacionado com a vida/base física, sendo o primeiro chakra a se desenvolver no bebê. Quando a pessoa desencarna o chakra Raiz, o Umbilical e o Plexo Solar se dissolvem com o Corpo Etérico, pois têm funções específicas relacionadas com a experiência da vida física, como consciência da realidade e da matéria.Por isso tudo, é importante trabalhar bem com o Chakra Raiz, pois ele é responsável pela ligação com o mundo físico, que envolve vontade de viver e superar obstáculos e problemas. Em razão de padrões educacionais e religiosos que prega a negação e sublimação do sexo como função vital e geradora de energia, este chakra freqüentemente se encontra em desarmonia. É preciso lembrar, porém, que o Chakra Básico não está ligado unicamente à função sexual, mas pode ser seriamente afetado por ela, tanto positiva quanto negativamente. Quando liberadas de forma controlada e harmônica, as energias kundalini geradas por este centro podem sintonizar e alinhar os chakras superiores e, assim, tornar possível formas amplas de consciência e expressão criativa.

  • Correspondência Física: controla as funçãoes da bexiga e do reto, bem como a função reprodutiva. Também controla parte das funções nervosas e circulatórias. Todas aspartes firmes – coluna vertebral, ossos, dentes, unhas, ambas as pernas. E também ânus, intestino grosso, intestino delgado, próstata a formação celular.
  • Correspondência Psicológica: é a “raiz”, gera harmonia física e mental com a terra, inclusive suas condições atmosféricas. Também reforça a vitalidade sexual, bem como a capacidade de adaptação ao meio. É o chakra da sobrevivência, por isso reflete o grau com que nos sentimos ligados a terra ou com que executamos nossas atividades mantendo os pés no chão. Num nível esotérico, uma disfunção neste e no 2º chakra pode representar a persistência de pensamentos e ligações com “programas antiquados” que impedem a pessoa de liberar-se do passado. As energias cósmicas que emanam do Chakra Raiz podem ser canalizadas para a produção de uma nova vida ou para a criatividade artística, através da geração de novos pensamentos, idéias e invenções.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: medos diversos, especialmente de “não dar conta” de questões da matéria como tarefas, dinheiro, compromissos que exigem ação. Procrastinador, lento, pouco vital, inseguro, apegado ao passado, mente inquieta e ocupada com medos diversos , sentimento de posse/medos de perda, mente inquieta, irritação, raiva, constipação, impotência sexual, desânimo, medo de viver.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: problemas ósseos, sensação de “peso” ou dores nas pernas e pés; problemas no sistema reprodutor e intestino grosso, como constipação. Impotência sexual
  • Localização: no final da espinha dorsal, na região entre o ânus e a vagina, o chakra Raiz está voltado para a terra. Importante: o Bálsamo não precisa ser passado nesta região, pode ser usado na altura do cóccix ou monte de vênus.
  • Funções: Sobrevivência, que compreendem aspectos ligados ao dinheiro, alimentação e sexo.
  • Forma geométrica: Quadrado, 4 vórtices.
  • Elemento: Terra
  • Cor: Quando ativo e saudável, tem a cor Vermelho Fogo. Usa-se o vermelho para tonificar e violeta, azul ou rosa para sedar.
  • Mantra: Lam.
  • Corpo: Físico ou Anna Maya Kosha
  • Órgãos: Aparelho reprodutor e membros inferiores.
  • Glândulas regidas por ele: Supra renais, que produzem adrenalina e noradrenalina que, através do controle da distribuição do sangue, tem a função de prover a circulação com o respectivamente necessário. Desse modo, o corpo fica pronto para a ação, podendo reagir de imediato às exigências que lhe são feitas. Além disso, as supra renais tem influência dominante sobre o equilíbrio da temperatura do corpo.
  • Planeta: Marte.
  • Polaridade: Energia masculina
  • Animal: Elefante
  • Pedras: Jaspe vermelho, ônix, rubi, hematita, ágata.
  • Flor: Gerânio e Hibiscus
  • Erva: Artemísia, arruda, pfáfia e outras.

 

2) CHAKRA UMBILICAL | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: ajuda a trabalhar as culpas e a perdoar-se por como tem se relacionado com as pessoas e o mundo. Trabalha a confiança em si, conexão com o Eu Sou, permitindo uma expansão e aceitação da realidade nos relacionamentos. Traz expansão da personalidade, energia de paixão, sensualidade, alegria, coragem. Terá ação harmonizadora sobre a frigidez, baixa libido, fantasias, ciúme e inveja. Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Mais conhecido como esplênico ou umbilical, esta localizado na parte superior do sacro, imediatamente a cima da parte púbica, mais ou menos dois dedos abaixo do umbigo, abrindo – se para frente.

Chamado em sânscrito de Swadhisthana Chakra (“morada do Ser, Ego”), é bloqueado pela culpa, pois está relacionado com a forma com que nos relacionamos, por isso também compreende sedução, criatividade e padrões nos relacionamentos, além de ser responsabilidade, junto com o primeiro chakra, da libido e do desejo. O chakra Umbilical e o do Coração recebem os impactos vindos das formas que vivemos os relacionamentos.

  • Correspondência Física: controla a digestão intestinal e a absorção no intestino grosso e delgado e a secreção de líquidos digestivos nesta área. Seu controle se estende também as funções reprodutivas, atividade ovariana, gravidez e secreção dos hormônios das gônadas.
  • Correspondência Psicológica: gera estabilidade física, bem como autoconfiança mental. É o chakra de entrega, da relação com o outro em geral, não necessariamente amor de parceiro. É através dele que o mundo exterior chega até nós, que percebemos e nos relacionamos com ele.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: ciúmes, possessividade, dificuldade de confiar e se entregar aos relacionamentos e à sexualidade. Desconfiança, controle, inflexibilidade.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: dores na coluna, desenvolvimento de disfunções do sistema urinário, do útero e problemas sexuais.
  • Localização: Região lombar logo abaixo do umbigo, abrindo-se na parte frontal e dorsal do corpo..
  • Forma geométrica: Círculo, com 8 vórtices.
  • Elemento: Água.
  • Cor: Laranja (tonificar), azul ou verde (sedar).
  • Mantra: Vam.
  • Corpo: Etérico, prânico ou Prana Maya Kosha – Corpo ilusório energético etérico.
  • Órgãos: Rins, bexiga, baço e coluna vertebral.
  • Glândula Correspondente: Gônadas. A função das gônadas (glândulas sexuais) é o desenvolvimento das características sexuais masculinas e femininas, bem como a regulagem do ciclo feminino.
  • Planeta: Mercúrio.
  • Polaridade: Energia feminina.
  • Animal: Crocodilo.
  • Pedra Preciosa: Cornalina, calcita laranja e pedra da lua.
  • Flor: Brinco de princesa.
  • Erva: Manjericão.

OBS: Segundo Jose Lacerda de Azevedo, este chakra apresenta grande importância nos fenômenos mediúnicos, pois é através do seu campo magnético que os espíritos incorporam nos médiuns. Quando excessivamente aberto, poderá possibilitar incorporações indesejadas. Nesses casos é necessário buscar tratamento vibracional indicado.

 

3) CHAKRA PLEXO SOLAR | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: vai agir nas inseguranças, ansiedade, medo e também na arrogância e necessidade de controle. Trabalha as vergonhas em geral, a falta de capacidade de limitar e proteger a própria fronteira energética da invasão ou ataque de outras pessoas. Protege de ataques energéticos em geral quando o/a cliente se refere aos sintomas como inchaço no ventre e estômago, sensação de gases, presença de arrotos ou mal estar na região estomacal sempre que se envolve em situações energéticas densas ou que participa de trabalhos espirituais ou mediúnicos. Excesso de sensibilidade, dificuldade de lidar com o que o mundo está espelhando. Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sânscrito de Manipura Chakra (“cidade das gemas”) está localizado dois dedos acima do umbigo, abrindo – se para frente e nas costas e costuma estar bloqueado pela vergonha. Lida com a força de vontade, poder, escolhas e individualidade. Mestres espirituais se referem a ele como morada do Eu Sou, onde a pessoa reconhece o sol de sua presença no mundo.

Suas características estão ligadas ao reconhecimento, desenvolvimento do ego, liderança, trabalho, escolhas, bem estar físico e emocional, conquistas.

  • Correspondência Física: controla as atividades do estômago, baço e pâncreas, vesícula biliar, sistema nervoso vegetativo, parte inferior das costas.
  • Correspondência Psicológica: está ligado fisiologia da alma, ao campo das emoções e sentimentos primários e também ao sistema nervoso – razão pela quais as emoções violentas paralisam a digestão e repercutem sobre o físico. De uma perspectiva emocional e espiritual, o plexo solar esta associado a questões do poder pessoal do individuo – a sensação de controle sobre a própria vida e também com o modo do individuo vê a si mesmo em relação aos outros e com o modo que eles vivem suas vidas. Assim, a dominação, a cólera e a tendência para maltratam os outros podem ser associados a um funcionamento anormal desse centro. Assim, a pessoa se apega demasiadamente as ligações do plexo solar, pode tornar-se tirânica devido a sua agressividade e presunção ou, pelo contrario, transforma-se numa pessoa covarde, tímida e submissa. Esses comportamentos podem alternar-se. Pessoas que sofrem de ulceras, por exemplo, muitas vezes se obrigam a assumir as responsabilidades de uma posição dominante, onde exercem poder e, no intimo, frequentemente são passivas, dependentes e submissas.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: necessidade de controle, rigidez e dificuldade de confiar na vida e nas pessoas. Pessoas irritadiças, que exigem que tudo seja feito “do seu jeito”. Pessoas tirânicas, afeitas a abusos verbais ou físicos a quem as rodeia que frequentemente escondem atrás deste comportamento o medo, o senso geral de dependência e vulnerabilidade. Perfeccionismo. Excesso de sensibilidade aos campos energéticos de pessoas e ambientes.
  • Sintomas físicos de desequilíbrio: problemas estomacais, úlceras, baixa energia devido ao mau funcionamento do baço. Diabetes e problemas de assimilação de alimentos.
  • Localização: Entre as costelas, na boca do estômago.
  • Funções: Poder pessoal compreendendo poder, escolhas e individualidade.
  • Forma geométrica: Triângulo invertido, 10 vórtices.
  • Elemento: Fogo
  • Cor: Amarelo e amarelo dourado. Usa-se o amarelo para tonificar e violeta, azul ou verde para sedar.
  • Mantra: Ram
  • Corpo: Kama Maya Kosha – Corpo ilusório dos desejos.
  • Órgãos: Sistema digestivo: estômago, fígado e vesícula biliar e o sistema nervoso.
  • Glândula regida por ele: Pâncreas, que desempenha um papel importante na transformação e digestão dos alimentos. Produz o hormônio insulina, que é decisivo no equilíbrio do açúcar no sangue e na transformação dos hidratos de carbono.
  • Planeta: Sol
  • Polaridade: Energia masculina
  • Animal: Carneiro
  • Pedra Preciosa: Olho de tigre, âmbar, e citrino amarelo.
  • Flor: Alfazema, Bela Emília e Cravo.
  • Erva: Verbasco, Chapéu de couro, Boldo, Macela.

 

4) CHAKRA CORAÇÃO | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: envolvendo todo o plexo cardíaco na freqüência do amor incondicional, este Bálsamo é um poderoso auxiliar nos processos de restauração das feridas deixadas pelos relacionamentos. Agindo delicadamente, sua ressonância ajuda este importante chakra a encontrar sua pulsação e sua conexão com a energia do auto-amor, da compaixão, da compreensão e do desapego. Excelente para períodos pós-separações ou perdas importantes, que deixam o coração ferido. Quando duas pessoas se amam, um cordão – que é visualizado como uma espécieentrelaçamento de fios multicoloridos de energia – unem os chakras Cardíacos das duas pessoas. Depois de uma perda, quem tem a “visão” aberta, pode ver estes fios como se tivessem sido arrebentados, pendendo frouxos do centro do peito. O Bálsamo Tratamento do chakra Cardíaco é para curar estas e outras feridas energéticas que prejudicam o funcionamento deste centro e de todos os órgãos associados. Igualmente facilita a abertura do coração em pessoas com dificuldade de envolver-se entregar-se nos relacionamentos.

Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sâncrito de Anahata Chakra (“Intocado ou Inviolado), este é talvez o mais importante chakra de todo sistema energético. Ele é a ponte intermediária entre os três chakras inferiores e os três superiores. Toda a energia que vem da parte inferior do corpo (da terra) é nivelada para poder passar aos chakras da parte superior do corpo (do céu) e vive-versa, de forma que ele é o “regulador” do fluxo e da qualidade da energia que transita por todo o sistema.

Mais comumente chamado de chakra Cardíaco, está localizado no meio do peito externo, abrindo-se para frente, sendo bloqueado pelo pesar, especialmente relacionado com perdas. Este é um dos mais importantes chakras dos nossos corpos energéticos sutis, pois um chakra cardíaco desobstruído é fundamental para a capacidade de um individuo expressar amor. Isto inclui tanto o amor do individuo por si mesmo, como a expressão do amor que ele sente pelos outros. As lições de amor estão entre as mais importantes que temos que aprender durante o tempo em que estamos destinados a passar no plano físico. As dificuldades em aprender essas lições podem se manifestar como anormalidades no funcionamento do chakra cardíaco, as quais afetam o coração físico. Como muitas pessoas têm dificuldades para desenvolver o potencial interior do chakra cardíaco, no mundo de hoje já uma enorme mortalidade devido às doenças cardíacas.

  • Correspondência Física: parte superior das costas, coração, peito (seios) e cavidades torácicas, parte inferior dos pulmões, sangue, sistema circulatório, pele e mãos. Problemas como derrames, ataques cardíacos, problemas nas artérias ou, no caso das crianças, a asma, por exemplo. Segundo o Dr. Richard Gerber, as crianças asmáticas vêm de famílias onde a mãe (ou pai) e excessivamente protetora. A criança é sufocada por causa de uma manifestação desequilibrada de amor parental, o que afeta e centro cardíaco. Como este chakra influencia os tubos bronquiais, a energia desequilibrada cria uma tendência para espasmos nas vias nasais e problemas respiratórios, especialmente durante os períodos de conflito emocional interior.
  • Correspondência Psicológica: o Anahata Chakra está ligado às emoções superiores, afeto e sentimentos. Nele residem, por exemplo, a bondade, a afeição, a piedade, e também o ódio. Em suma, as emoções sob vontade. As violências e descontroladas afetam diretamente a fisiologia do coração, que pode sofrer ate mesmo uma parada provocando a morte física. É o Centro energético do amor,onde reside o impulso de abraçar a verdade, o amor universal, sentimentos de altruísmo, harmonia do exterior com interior, felicidade.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: esgotamento, dificuldade para chorar ou choro freqüente (super sensibilidade), aceitar ajuda, crise de identidade. Sensação de peito apertado, angústia. Pesar, raiva, depressão, angústia, irritação, e melancolia amorosa.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: insônia, problemas de coração e pulmonares.
  • Localização: no meio do peito (em algumas pessoas está bem no centro do peito, em outras à altura da glândula Timo).
  • Funções: Discernimento e sentimento compreendendo aspectos de compaixão, perdão, verdade e gratidão.
  • Forma geométrica: Estrela de seis pontas, 12 vórtices.
  • Elemento: Ar
  • Cor: Verde, rosa e dourado (tonificar), violeta, magenta (sedar).
  • Mantra: Yam
  • Corpo: Ananda Maya Kosha – Corpo ilusório da felicidade.
  • Órgãos: Coração e pulmões.
  • Glândula Regida por ele: Timo, que regula o crescimento e dirige o sistema linfático. Alem disso, tem a tarefa de estimular e fortalecer o sistema imunológico.
  • Planeta: Vênus
  • Polaridade: Energia Feminina
  • Animal: Gamo.
  • Pedra Preciosa: Quartzo rosa e verde, turmalina rosa e verde, esmeralda e jade.
  • Flor: Jasmim e Rosa.
  • Erva: Alecrim, Mil folhas e Hortelã.

 

5) CHAKRA LARÍNGEO | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: vibrando na polaridade positiva deste chakra, o Bálsamo Tratamento vai suavizar todos os efeitos físicos de traumas que possam ter danificado este que é o centro da manifestação verbal e criativa do ser humano. Assim auxilia pessoas com distúrbios típicos do mau funcionamento deste chakra: dificuldades de fala (gagueira, etc.), de falar e extravasar suas emoções, medo de falar em público, dificuldade de se fazer visível e ouvido, dificuldade de unir criatividade e ação, bem com o pensamento-fala-escrita. Vai agir igualmente nos distúrbios físicos decorrentes destas dificuldades emocionais: nódulos na tireóide ou cordas vocais; infecções e inflamações recorrentes na garganta, faringe, laringe e ouvidos; bem como quaisquer sintomas físicos que aparecem nesta área e quando a pessoa procura ajuda médica, os exames não acusam nada. Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sânscrito de Vishuddha Chakra (Centro da Pureza), é também conhecido como chakra da Garganta. Está localizado entre a cavidade do pescoço e laringe, na parte dianteira do pescoço, abrindo-se para frente. Este chakra lida com a Verdade e é bloqueado pela mentira, especialmente as que a pessoa conta para si mesma. É este chakra que se desregula quando nossa verdade não é aceita – seja pelos pais (“cala boca, não me responde!” e todos os correlatos), pela meio social ou pelo (a) parceiro (a). Sempre que nossa forma e ser e de estar no mundo não é reconhecida como “correta”, sempre que nossas qualidades e dons são vistos como “defeitos de caráter”, este centro é danificado. Sempre que nossa criatividade artística e nossa manifestação verbal é bloqueada pelo medo de não ser aceito ou compreendido, a energia do Centro Laríngeo para de fluir. Sempre que sucumbimos ao julgamento do outro ou de uma cultura e tentamos nos “adaptar”, negando nossa forma única e especial de ver o mundo, deixamos de viver a nossa Verdade e, outra vez, danificamos este chakra.

Se relaciona com a busca do conhecimento, intelecto, razão, consciência cósmica, criatividade, espiritualidade, auto reflexão, discernimento, ligação do consciente com inconsciente, dificuldade em se expressar, dons artísticos, poesia.

  • Correspondência Física: sistema parassimpático, boca, traquéia, vértebras, cervicais esôfago, cordas vocais (voz), garganta, nuca, queixo e maxilar.
  • Correspondência Psicológica: desenvolve a capacidade de expressão lógica e intelectual, bem como artísticas. Tem grande importância na psicofonia. Sua função fisiológica espiritual é de transmitir a idéia através da fala.Os bloqueios no chakra da garganta podem ocorrer em pessoas que não se expressão de forma criativa ou que podem ter grande dificuldade para fazê-lo.Também conhecido como centro da vontade, os problemas de expressão podem ser considerados aqui uma dificuldade do individuo para fazer valer o desejo de comunicar seus sentimentos mais íntimos.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: auto-crítica, silêncio, tensão quando precisa falar ou manifestar sua criatividade, dificuldade de reconhecer seus dons e talentos e mostrá-los ao mundo. Medo de ser rechaçado por suas opiniões. Não se sente seguro no mundo – “os relacionamentos são perigosos, não sou adequado”.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: problemas na boca, garganta, laringe, faringe, cordas vocais, ouvidos, nariz e áreas próximas.
  • Localização: Garganta
  • Funções: Responsável pela expressão que compreende aspectos de comunicação e compreensão.
  • Forma geométrica: Lua crescente, 16 vórtices.
  • Elemento: Ar e éter.
  • Cor: Azul céu, prateado e azul esverdeado (tonificar), laranja e violeta (sedar).
  • Mantra: Ham
  • Corpo: Mental ou Manas Maya Kosha – Corpo ilusório do conhecimento.
  • Órgãos: Garganta, boca e nariz.
  • Glândula regida por ele: Tireóide, que desempenha um papel importante no crescimento do esqueleto e dos órgãos internos.Cuida do equilíbrio entre o crescimento físico e o mental, regula o metabolismo e com isso , o modo e a velocidade com que transforma nossos alimentos em energia e a maneira de usá-la.Alem disso regula o metabolismo do iodo, bem como o nível do cálcio no sangue e nos tecidos.
  • Planeta: Júpiter
  • Polaridade: Energia Masculina
  • Animal: Elefante
  • Pedra Preciosa: Água marinha, lápis lazúli, quartzo azul.
  • Flor: Prímula, Boca-de-leão e Begônia.
  • Erva: Sálvia, Malva e Tanchagem.

 

6) CHAKRA FRONTAL | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: dissolve a sensação de separação do Plano Espiritual, dos Guias e Protetores. Age também nas pessoas que não estão tendo discernimento sobre suas decisões, pois estão perdidas no mundo mental, na ilusão da permanência, enquanto tudo é impermanência. Vai acalmar o excesso de atividade mental e o apego a crenças negativas em relação a si mesmas e ao mundo.Vai agir trazendo clareza, conexão com a própria intuição e conexão com a Sabedoria da Alma. Vai equilibrar pessoas que captam muito do espiritual inferior através da desarmonia deste Chakra, elevando a vibração de seus pensamentos, de forma que possam criar ressonância com formas superiores do Plano da Luz. Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sânscrito de Ajna Chakra (“terceiro Olho”), é conhecido como Frontal ou Terceiro olho e localiza-se entre as sobrancelhas, abrindo-se para frente. É onde se dá o encontro das nádis Ídala e Píngala. Através deste chakra acontece a manifestação divina, sentido espiritual, clarividência, perdão, compaixão, eliminação da dualidade, cura, força de pensamento, visualização, compreensão de si mesmo, faculdades de ver e ouvir corretamente, julgamento, intelecto, aquisição de conhecimento e sabedoria. Este Centro tanto nos coloca mais perto de nosso próprio Eu Superior, quanto perto da Divindade Suprema. Quando se encontra fechado ou desarmonioso, aumenta a sensação de separatividade, solidão e desconexão espiritual.

  • Correspondência Física: cerebelo, nariz, cavidades adjacentes, olhos sistema nervoso central, testa e rosto. A maioria dos estímulos nervosos é assimilada nesta região e distribuída às diversas partes do cérebro.
  • Correspondência Psicológica: controle da consciência, inclusive a purificação de pensamentos. É o chakra da espiritualidade superior, dinamizador da glândula pineal, fortalece a capacidade de observação e vidência. Num outro aspecto as doenças causadas por disfunção no chakra da testa podem ter sido produzidas pelo fato de o individuo não desejar ver algo que é importante para o crescimento de sua alma.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: indecisão falta de clareza, falta de confiança na própria “visão” e na própria sabedoria. Sensação de separatividade, solidão e de “não pertencer”. Captação de muitas energias ou “informações” do inconsciente coletivo e do Plano Espiritual e incapacidade de lidar com isso. Sensação de sobrecarga energética, “carregado”.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: distúrbios visuais e auditivos, enxaquecas crônicas ou dores de cabeça freqüentes, nódulos e alterações celulares na parte anterior do cérebro. Dificuldade de concentração e memória.
  • Localização: Entre as sobrancelhas.
  • Funções: Consciência de observação, intuição, consciência e desintegração dos condicionamentos e padrões que aprisionam o ser.
  • Forma geométrica: Círculo, 96 vórtices.
  • Elemento: Éter, Luz.
  • Sentido: todos os sentidos e também a percepção extra-sensorial.
  • Cor: Azul royal, índigo, dourado ou violeta.
  • Mantra: Om
  • Corpo: Do conhecimento, Corpo Mental ou Jhana Maya Kosha – Corpo ilusório da sabedoria pura.
  • Órgãos: Olhos e ouvidos
  • Glândulas regida por ele: Hipófise, que é também chamada de glândula mestra, pois dirige através de sua atividade secretora interna a função das demais glândulas. Como um maestro, estabelece um toque harmonioso e o funcionamento de todas as outras glândulas. Rege também a Pituitária.
  • Planeta: Saturno
  • Polaridade: Energias Masculina e feminina.
  • Animal: Animal de poder (na tradição do xamanismo norte-americano, temos vários animais – que são formas espirituais específicas – cuja energia nos empodera, cura, etc.)
  • Pedra Preciosa: Ametista, Turmalina Azul, Safira Azul e Lápis Llazúli.
  • Flor: Jacarandá
  • Erva: Macela

 

7) CHAKRA CORONÁRIO | Compre aqui

Ação positiva que o Bálsamo desenvolve: vai agir nas depressões, quando a pessoa se encontra sem motivação e sentindo-se sem inspiração para dar continuidade à sua vida. O Bálsamo vai re-conectar a pessoa à sua missão de aprendizado desta vida, auxiliando-a a relembrar o pulso de Luz Espiritual que deveria estar animando sua presença neste planeta. Vai agir nas pessoas excessivamente apegadas à matéria e que sofrem de medo profundo de perdas financeiras. Ele re-liga o Ser com a sua Fonte Primordial de Poder, que vem diretamente do Amor Divino. Igualmente ajuda a acessar a Nova Consciência quando a pessoa se encontra em longos e profundos processos de aprofundamento e insights espirituais e necessita de uma síntese que lhe permita aplicar estes conhecimentos espirituais à vida diária.

Auxilia a harmonização e re-equilíbrio tanto dos sintomas físicos como emocionais descritos abaixo.

Chamado em sânscrito de Sahashara Chakra (“Lótus de Mil Pétalas”), é também conhecido como chakra da coroa. Localiza-se no alto da cabeça e abre-se para cima. Lida com a Energia Cósmica Pura e é bloqueado pelas ligações terrenas, pelo apego. A Energia Pura do Universo flui através dele, pois reúne característica e energias dos outros chakras. É o portal de entrada da espiritualidade, da iluminação, da evolução, do silencio e da meditação, contato com o divino, auto-realização, contato com a sabedoria ancestral, perfeição nas intenções e na presença, liberdade, livre arbítrio. É através dele que buscamos e alcançamos a Iluminação.

  • Correspondência Física: atividade do córtex cerebral, crânio, funcionamento geral do sistema nervoso.
  • Correspondência Psicológica: Expansão da consciência rumo ao desenvolvimento da compreensão universal, diminuindo o pensamento egocêntrico. È considerado um dos mais elevados centros de vibração do corpo sutil, está associado a uma profunda busca interior: a chamada busca espiritual. A abertura do chakra da nossa principal ligação com a espiritualidade superior.
  • Sinais emocionais de desequilíbrio: desconexão espiritual, excessivo apego à matéria. Mediunidade descontrolada e ataques espirituais. Busca constante de novos gurus e caminhos espirituais, sem a permanência ou aprofundamento em nenhum deles. Sensação de “ter sido abandonado pelos guias”. Falta de fé e de entrega à missão espiritual. Muitas dúvidas na área da espiritualidade – falta de entrega e confiança nos caminhos espirituais que escolheu seguir.
  • Sinais físicos de desequilíbrio: mente turva, dificuldade de memorização e foco. Alterações celulares no cérebro superior. Problemas nervosos e desequilíbrio da química cerebral, que se manifesta em sintomas como depressão, psicoses, neuroses, transtorno bipolar e outros.
  • Localização: Topo da cabeça
  • Funções: Organiza todos os aspectos da mente, ou seja, não-mente, intelecto, mente identificada.
  • Forma geométrica: Círculo, 972 vórtices.
  • Elemento: todos os 5 elementos
  • Cor: violeta, também o branco, o dourado e o arco íris.
  • Sentido: todos
  • Mantra: Shan
  • Corpo: Espiritual ou búdico ou Buddhi Maya Kosha
  • Órgãos: Cérebro
  • Glândula regida pó ele: Pineal. Atua no organismo como um todo. A correta ativação deste chakra influencia a sincronização entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Para que o chakra da Coroa fique completamente ativo é preciso que a mente, o corpo e o espírito estejam equilibrados.
  • Planeta: Lua
  • Polaridade: sem polaridade, o Todo.
  • Pedra Preciosa: Ametista, quartzo branco.
  • Flor: Cássia, Lótus, Ninféia.
  • Erva: Alfazema, Camomila.

 

  • Arquivos

  • Categorias