Blog

QUANDO O BEBÊ VAI DORMIR?

Uma das queixas que recebemos com frequência aqui nos Florais da Deusa são de mamães que têm bebês e crianças com o sono desregulado ou que têm dificuldade de pegar no sono. E tudo que vem junto: bebês irritadiços, família cansada e às vezes até o desenvolvimento prejudicado, porque o ser humano PRECISA DORMIR, pois durante o sono é liberado o hormônio do crescimento, importante para a criança e também para os mais velhos.

Temos, é claro, florais indicados para o quadro – já vamos falar sobre eles. Mas gostaríamos de aproveitar este post para dar outras dicas:

– Rotina é muito importante para a criança. Assim, é fundamental que haja uma “rotina de sono”, com sinais claros para o bebê/criança que aquela é a hora de dormir. O que seria uma rotina de sono? Vamos dar um exemplo:  banho 19hs, amamentação ou alimentação, ler histórias já no quarto, ir dormir 21h. É muito importante para a criança dormir CEDO. Vários estudos comprovam os benefícios deste hábito.

– Se os pais ficam longe de casa o dia inteiro trabalhando, quando chegam muitas vezes vão brincar e excitam a criança com brincadeiras “loucas” – que todo mundo adora, mas que espantam o sono para longe. Se você agita sua criança ao máximo e ela já está cansada, o sistema vai colocar adrenalina para “sustentar o pique”. Resultado? Criança “ligada” que não quer dormir ou que cai num choro que é puro cansaço. À noite procure interações mais calmas.

– Se a criança já está na fase das comidinhas, evite dar alimentos que possuam cafeína, como café, achocolatados,  chimarrão (sim, pessoas queridas, os gaúchos dão chimarrão para as crianças!) e chá preto. Se estiver amamentando exclusivo, a mãe deve tomar igualmente estes cuidados.

– Importante verificar com o médico se a criança não está com algum desconforto, como refluxo, por exemplo.

– O ambiente onde a criança vai dormir não precisa ser daquele tipo que ninguém pode dar “um pio” para não acordar o bebê, mas precisa ser tranquilo o suficiente ou ter um “espaço de aconchego” para que a criança encontre a calma que necessita para o sono.

– E mais importante do que tudo: se a pessoa que cuida está nervosa e agitada, será difícil para a criança conciliar o sono. O bebê novinho relaxa através do Sistema Nervoso do adulto, especialmente da mãe. Se a mãe anda estressada e nervosa, hora de pedir ajuda e quem sabe tomar o floral Equilíbrio Pós Bebê ou Calma.

– E por fim a “regra de ouro” – PACIÊNCIA. O bebê vem de um lugar quieto e onde suas necessidades eram todas atendidas na hora. O período no útero é aquoso, aconchegado e com a presença das batidas do coração da mãe. Há movimento e cambalhotas. Fora dele, a criança experimenta o desconforto, a imobilidade e o senso geral de que se não for cuidada, não sobreviverá. Assim que os pais e cuidadores precisam entender que o bebê está num processo de adaptação e que sente medo, insegurança ou simplesmente precisa “descarregar” a tensão através do choro. Vai passar.

E agora nossas dicas de floral:

4540 - Floral Nana Nenê - para crianças

FLORAL NANA NENÊ

Antes dos 6 Meses:

– 26 gotas na água do banho;

– Uma gota em cada pulso; uma em cada têmpora; uma atrás de cada orelha; uma na sola da cada pé; antes de cada horário de dormir ( soneca da manhã, soneca da tarde, noite ).

– Para mães que fazem Shantala ( massagem para bebês ), recomendamos o uso do óleo de massagem Nana Nenê.

Após 6 Meses:

– 26 gotas na água do banho;

– 8 gotas diluídas em 1 colher sopa de água, antes de dormir.

Em quadros agudos: 8 gotas diluídas em 1 colher sopa de água 4 vezes ao dia, 2 vezes à tarde e 2 vezes à noite. Quando o sono regula, mantém só a dose da noite. Depois que o ritmo de sono da criança está bem estabelecido, para com o floral e só o usa em caso de necessidade. Pode ser acrescido em sucos e chazinhos.

4541 - Borrifador Nana Nenê - para crianças

BORRIFADOR NANA NENÊ

Com o efeito fitoterápico do óleo essencial puro de Lavanda, é perfeito quando os pais não querem ministrar uma essência em base alcoólica (o floral usa brandy como conservante, que possui uma graduação de 30% de álcool) ou para professores e cuidadores de creches que desejam apenas propiciar conforto e tranquilidade aos bebês e não podem (nem devem) ministrar florais sem o consentimento dos pais. O uso do borrifador é bastante seguro, porém, em casos crônicos, recomenda-se a associação com o floral Nana Nenê.

Como usar: Deve-se borrifar ao redor de todo o corpo da criança, protegendo olhos, boca e nariz; e também o travesseiro e os lençóis. Não se preocupe se ficar levemente úmido, pois como o borrifador é manipulado com álcool como conservante, logo se evaporará. Agite antes de usar.

Qualquer dúvida, escreva pra gente: indicacao@floraisdadeusa.com.br

 

 

 

 

  • Arquivos

  • Categorias